Quem sou eu

Minha foto
São Miguel dos Campos, Alagoas - Brasil, Brazil
BIÓLOGA/PSICOPEDAGOGA/EXTENSIONISTA EM GESTÃO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE.

Sejam bem vindos!

Sintam-se a vontade para comentar as postagens e participar das enquetes.
Este Blog estará sempre em construção buscando inovações que venham satisfazê-los. Enviem também, sugestões através do e-mail: cnubia@hotmail.com
Obrigada!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

A Importância da intervenção Psicopedagógica nas escolas.


Além de atuar em empresas e hospitais, o psicopedagogo atua nas instituições educacionais. Compromete-se a detectar e a resolver problemas com o intuito de melhorar as condições de aprendizagem do aluno com dificuldade. Sabendo que, o sucesso ou o fracasso deste aluno pode está ligado a fatores familiares, pedagógicos, psicológicos, emocionais, entre outros. Este profissional procura investigar a raiz do problema e buscar a melhor forma de saná-lo. Precisa estar atento a tudo! Ser imparcial. Não ser preconceituoso. Ser aberto ao diálogo e ter uma visão além das evidências observadas pela escola e pela família.
Ao detectar o problema, ele pode até, se for preciso, encaminhar para outros profissionais, como: fonoaudiólogos, psicólogos, e etc. Mas, mesmo assim, continuará acompanhando este aluno para concluir sua avaliação e encontrar uma solução que venha satisfazer a todos os envolvidos.
O trabalho deste profissional dentro do âmbito escolar está cada vez mais sendo necessário, devido às muitas dificuldades que atualmente as escolas vêm enfrentando com os casos de indisciplina e violência. Cabe aos nossos governantes, entender esta necessidade e reconhecer sua importância para a solução destes problemas.